Parceiros actuais
Página dedicada a destacar as organizações e colectivos com os quais a Tamoda colabora regularmente.
ASobre a Rompe, doravante Associação Envolve
O colectivo Rompe foi fundado em Agosto de 2022 por artistas multidisciplinares, registada sob o nome Associação Envolve. A Rompe é um colectivo que utiliza a arte como ferramenta para a transformação política e social. Tem como missão a valorização da educação artística por meio de implementação de projectos que permitam o desenvolvimento e fortalecimento de capacidades dos artistas bem como um maior reconhecimento da Indústria Cultural e Criativa criando assim um impacto positivo na vida dos artistas e profissionais da cultura em Luanda. Este ano iniciamos o processo de registro da nossa organização, contamos com já com registo no cartório e estamos no processo de publicação final na Imprensa nacional .
A Rompe conta com dois projectos actualmente, sendo estes :
O Centro Artístico da Rompe – Inaugurado em agosto de 2023, o Centro Artístico é liderado por artistas com o objetivo de se tornar um espaço experimental para que artistas emergentes possam ter acesso às informações e técnicas artísticas de forma a desenvolver e fortalecer as suas capacidades técnicas e de pensamento crítico. Focando-se em essencialmente em disponibilizar capacitações por meio de ociinas criativas de técnicas manuais bem como de documentos e gestão artística, gerando um espaço para que artistas se tornem formadores nas suas respectivas áreas. Este projeto é financiado através de contribuições individuais e voluntárias de membros do Colectivo Rompe, artistas e aliados da comunidade artística em Luanda.
Kituma Artística – O Projeto “Kituma Artística”, (Kituma que em Kimbundo significa “lei”) propõe promover a liberdade artística, proporcionando um espaço educacional e criativo onde artistas podem acessar informação e apoio legal sobre os seus direitos e obrigações como artistas sob a lei angolana através de capacitações. Este projecto tem apoio do programa UNESCO-Aschberg, financiado pelo Reino da Noruega e é implementado em associação com o Coletivo Verkron e o Arquivo de Identidade Angolano (AIA).
___________________
Missão e prioridades actuais
Nossa missão é reavivar a valorização da educação artística.
Nossas prioridades são:
– Capacitar e sensibilizar a comunidade artística com informações que lhes permitam ter uma organização e gestão artística eficiente;
– Capacitar a comunidade artística com técnicas artísticas de forma a fortalecer as suas práticas artísticas;
– Sensibilizar políticos, educadores, profissionais da media, profissionais da área artística sobre questões legais e educacionais ligadas à arte;
– Fomentar interesse pelas artes plásticas entre as crianças do bairro Chicala II, onde existe a sede da Rompe.
O Estúdio Mafumeira é a logomarca e base de produção física dos livros da Tamoda. Localizado no Cazenga, na Fábrica de Sabão, funciona como estúdio de produção e formação em técnicas de impressão artesanal.
O estúdio está aberto a qualquer artista por meio de uma inscrição de membro e disponibiliza várias técnicas de impressão num mesmo espaço , tendo como objectivo trabalhar em projectos criativos e daí entender qual a melhor técnica para os concretizar.
Áreas de impressão:
– Serigrafia
– Linogravura/Xilogravura
– Colografia
Modelo de funcionamento:
– Acesso por assinatura mensal para membros
– Produção comercial de peças por encomenda
– Oficinas pagas
Parceira com a Rompe:
O Estúdio é responsável pelas oficinas técnicas e pela execução de impressões ligadas às actividades do Centro Artístico
